domingo, 3 de maio de 2009

A Escola de Lata e o Pastel de Vento


Siden Francesch do Amaral*
Ao ler uma reportagem sobre as Escolas de Lata do Governo YEDA, chego à conclusão que a governadora está sendo coerente em seu projeto de Educação. Desculpem os contrários, se os decepciono, mas penso que nada mais condizente com um governo que trata a educação como mercadoria, o ato de colocar os alunos em contêineres.

O que esperar de um governo que inventou a enturmação, empilhando alunos em sala de aula, que quer criar a meritocracia tornando as Escolas obsoletas fábricas fordistas, que fecha bibliotecas, dando a conotação que a leitura não tem importância para a qualidade de educação? Pois, vamos dar a mão a palmatória, nada mais coerente, nada mais compatível com esse governo, do que as Escolas de Lata.

Não há como não se dobrar à realidade dos fatos. Penso que a governadora YEDA, inclusive, se além de coerente, for também criativa, poderia criar para sua futura campanha de reeleição um chaveiro, em que estivesse representada a sua mais moderna criação: a Escola de Lata. Além do chaveiro, deveria a governadora, também pedir aos seus marqueteiros que criassem um balão, em forma de um Pastel de Vento, representando o seu embuste do Déficit Zero, e destacá-lo com as palavras: educação, saúde, segurança, pois esses três setores, em seu governo, receberam um vento com efeito deveras destruidor.

O que mais condiz com esse governo na educação do que a Escola de Lata, por sua capacidade de “sucatear” e o que mais combina com seu feito econômico do Déficit Zero do que o Pastel de Vento por sua falta de consistência? O que esperar de um governo que, na contramão da história, impetra uma Adin contra o Piso Nacional, que recebe em um reajuste monumental de salário de 143% enquanto destina aos trabalhadores em educação reajuste Zero?

Será que alguém acredita que o Plano de Carreira que está sendo arquitetado no Piratini representará uma conquista para os educadores? Meus caros colegas trabalhadores em educação, quem é bem intencionado com a educação, não entra no STF como uma Adin para caçar conquistas de educadores.

Nada mais digno como representante do governo YEDA, do que as Escolas de Lata, e esse, na certeza, apresentará um novo Plano de Carreira aos trabalhadores em Educação, que na sua origem, se mostrará como sucata enfeitada, para iludir os incautos, como essas suas Escolas maravilhosas que não conseguem sair dos outdoors. Afinal, o que se pode esperar de um governo arrogante, autoritário, que não dialoga com os representantes eleitos democraticamente pela categoria? Coisas desse nível, Escolas de Lata e o Pastel de Vento.

Assim, colegas educadores, estejamos preparados para fortes embates com o governo do Estado, caso contrário, veremos pisoteadas nossas conquistas e nosso Plano de Carreira, transformado em uma sucata, analogamente, ao novo jeito de construir escolas de YEDA.

*O Prof. Siden é Conselheiro do 14º Núcleo do CPERS/SINDICATO e Vice- diretor de escola estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário